sexta-feira, 7 de novembro de 2008

RAINBOW

Ritchie Blackmore saiu do Deep Purple em 1975, após o álbum "Stormbringer", por discordar da crescente influência de Glenn Hughes na sonoridade da banda.Para formar uma nova banda, Blackmore convidou todos os integrantes do Elf, exceto o guitarrista. Ritchie conhecia bem o Elf, visto que a banda já abrira shows do Deep Purple. O nome do novo grupo foi, inicialmente, Ritchie Blackmore's Rainbow para aproveitar a já conhecida fama do guitarrista. A formação original era Blackmore, Ronnie James Dio (vocal), Craig Grubber (baixo), Mike Lee Soule (teclados) e Gary Driscoll (bateria).O primeiro álbum foi lançado em 1975 intitulado simplesmente "Ritchie Blackmore's Rainbow". O disco foi bem aceito de imediato e trouxe clássicos eternos como "Man On The Silver Mountain", "Catch The Rainbow" e uma versão instrumental de "Still I'm Sad" (cover dos Yardbirds). Sobre esta última, vale abrir uma nota: dizem que o cronograma de gravação do álbum já estava estourado e Dio não pôde comparecer ao estúdio para gravar os vocais. Blackmore, então, fez com a guitarra o que seria a linha vocal.

Para o segundo álbum, o temperamental Blackmore mudou praticamente toda a formação anterior, deixando apenas Dio. Entraram o baterista Cozy Powell, o baixista Jimmy Bain e o tecladista Tony Carey. Em 1976 a banda já assumia o nome Rainbow e lançou o excepcional "Rising", com os clássicos "Stargazer" e "Starstruck".Na excursão de "Rising" foi gravado o primeiro ao vivo do Rainbow, "On Stage". Nas apresentações dessa turnê o Rainbow já mostrava algumas músicas inéditas como "Kill The King" e "Long Live Rock'n'Roll" que seriam incluídas no álbum seguinte da banda.Em 1978 foi lançado "Long Live Rock'n'Roll" também com alterações no line-up: David Stone assumiu os teclados no lugar de Tony Carey e o baixista Jimmy Bain foi demitido. O substituto de Bain foi Bob Daisley, porém quem tocou baixo durante as gravações foi o próprio Blackmore.

Após uma curta turnê, a banda se modifica radicalmente. Ritchie Blackmore queria seguir uma sonoridade mais simples, voltada para o mercado norte-americano e, para isso, teria que abandonar suas influências clássicas e medievais. Apenas Cozy Powell o apoiou nessa idéia e foi o único que permaneceu no Rainbow. Dio foi substituído por Graham Bonnet, Roger Glover, antigo conhecido dos tempos do Deep Purple, ficou com o baixo e Don Airey nos teclados.Com essa nova formação o Rainbow lançou o álbum "Down To Earth" em 1979. Apesar de ser um bom álbum, com os sucessos "Lost In Hollywood", "Since You Been Gone" e "All Night Long", além do magnífico solo de Blackmore em "Eyes Of The World", "Down To Earth" é, inegavelmente, inferior à fase com Dio. Graham Bonnet não ficou muito no posto de vocalista e foi substituído por Joe Lynn Turner, egresso da banda Fandango.

Cozy Powell também sai nessa época e quem assume as baquetas é Bobby Rondinelli.O disco seguinte é "Difficult To Cure", de 1981, e mostra de forma mais evidente a intenção de Blackmore em investir no AOR, fazendo um som ainda mais acessível. Em 1982, com a mesma formação, é lançado "Straight Between The Eyes" no mesmo estilo do anterior. Em 1983, foi lançado "Bent Out Of Shape", o álbum mais comercial da carreira do Rainbow, com algumas músicas beirando o pop. Após esse disco a banda se separa definitivamente para que Ritchie Blackmore e Roger Glover participassem da reunião do Deep Purple com "Perfect Strangers".Em 1986 foi lançada a coletânea "Finyl Vinyl" com gravações ao vivo de todas as fases do Rainbow, além de 3 inéditas com Joe Lynn Turner

Em 1995, após sair novamente do Deep Purple, Ritchie Blackmore formou uma banda para o lançamento do que seria um álbum solo. Porém, o apelo de usar o nome Rainbow foi maior e assim foi lançado "Stranger In Us All", com Doogie White nos vocais, John O'Reilly na bateria, Gregg Smith no baixo e Paul Morris na bateria. Depois disso, Blackmore encerrou definitivamente o Raibow, partindo para um projeto de música medieval com sua esposa Candice Night, o Blackmore's Night. Recentemente foi lançado o álbum "Live In Munich 1977", com apresentações da turnê de "Rising".



On Stage

Nenhum comentário: