sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MR. OZZY OSBURNE

John Michael Osbourne nasceu em Birmingham no dia 03 de dezembro de 1948. Apesar de não ser uma grande voz em termos de técnica ou potência, é indicutível que esteja entre as figuras mais marcantes (e importantes) dentro do heavy metal devido ao seu carisma, performance dramática e, óbvio, brilhante carreira tanto no Black Sabbath quanto solo.Aos 20 anos, Ozzy montou sua primeira banda, o Earth, ao lado de Tonny Iommi, Bill Ward e Terry "Geezer" Butler e, inicialmente, tocavam blues e covers de bandas como Cream e Blue Cheer.Em 1969, descobriram que já havia outra banda chamada Earth e mudaram o nome para Black Sabbath. Começava aí a história de um dos pilares do que viria a ser futuramente o heavy metal e todas as suas ramificações.


No Black Sabbath, Ozzy gravou uma série de clássicos absolutos como o primeiro álbum homônimo da banda (1969), Paranoid (1970), Master Of Reality (1971), Volume IV (1972) e Sabbath Bloody Sabbath (1973).Após o disco Sabotage (1975) começam as desavenças dentro do grupo. Ozzy ameaça sair mas volta atrás e é lançado o apenas regular "Technical Ecstasy" em 1976. Em 1978 foi lançado "Never Say Die" e, devido aos antigos problemas de relacionamento com os colegas de banda, diferenças musicais e envolvimento com drogas e álcool, Ozzy deixa o Black Sabbath definitivamente.Nessa época Ozzy conheceu Sharon que, inicialmente, foi sua manager e acabou por se tornar também sua esposa.Formou, então, sua primeira banda, o Blizzard Of Ozz, com Bob Daisley (baixo), Lee Kerslake (bateria) e Randy Rhoads, um jovem e genial guitarrista que despontava numa banda desconhecida chamada Quiet Riot.



O primeiro álbum solo de Ozzy foi lançado no final de 1980 e teve alguns hits instantâneos como "Mr.Crawley" e "Crazy Train", destacando também um trabalho soberbo de Randy Rhoads.Nessa época aconteceu o famoso episódio em que atiraram um morcego no palco durante um show. Pensando que o bicho fosse de brinquedo, Ozzy arrancou-lhe a cabeça com uma mordida.O segundo álbum, "Diary Of a Madman", foi lançado em 1981, com 2 alterações no line-up da banda: as entradas de Tommy Aldridge (bateria) e Rudy Sarzo (baixo). O disco atingiu ótimas vendagens, deixando a banda de Ozzy em evidência.Porém, em março de 1982, em meio à turnê, veio a tragédia com a morte de Randy Rhoads. A banda estava hospedada na Flórida, numa fazenda que tinha um galpão com um pequeno avião. O piloto convidou Randy para um passeio e começou a fazer brincadeiras com o avião até que perdeu o controle e chocou-se contra o galpão, explodindo.


Ozzy entrou em profunda depressão devido a perda de seu melhor amigo e alterou os planos de lançar um álbum ao vivo com gravações de Randy.Após de recuperar do choque, Ozzy convocou o guitarrista Brad Gillis para continuar a turnê e lançou um álbum ao vivo apenas com músicas do Black Sabbath, chamado "Speak Of The Devil".O sucessor efetivo de Randy Rhoads foi Jake E. Lee e, em 1983, foi lançado o novo álbum, "Bark At The Moon", que apesar de não ter a mesma consistência de "Blizzard Of Ozz" e "Diary Of a Madman", conseguiu enorme sucesso.O álbum seguinte, "The Ultimate Sin" (1986), é considerado o pior da carreira de Ozzy, que aderiu à moda da época fazendo um som comercial e adotando visual colorido com penteados moldados com muito laquê, o "hair metal".Em 1987, a mãe de Randy Rhoads procurou Ozzy e sugeriu lançarem o material ao vivo com o falecido guitarrista. Isso resultou no lançamento de "Tribute", álbum sensacional com registro das performances de palco de Randy. Quem não gostou muito foi Jake E. Lee que deixou a banda.


O guitarrista escolhido para substituir Jake foi Zakk Wylde.O disco seguinte foi "No Rest For The Wicked" de 1988. Esse álbum resgatou o prestígio de Ozzy, que lançou em seguida o EP ao vivo "Just Say Ozzy", contando com a participação de Geezer Butler no baixo com uma performance explosiva de Zakk.Em 1991, Ozzy lançou mais um álbum de estúdio, "No More Tears", que também fez grande sucesso apresentando uma série de hits como "Mama, I'm Coming Home", "No More Tears" e "I Don't Want To Change The World". Nessa época, Ozzy saiu em sua turnê mundial chamada "No More Tours" e muitos pensaram que ele se retiraria dos palcos. Em 1993, mais um disco ao vivo, "Live & Loud".Em 1995 é lançado Ozzmosis e, para alegria dos fãs, Ozzy volta a excursionar e se apresentar pelo mundo. Nessa época ele cria o seu próprio festival itinerante, o Ozzfest.Em 1998, o line-up original do Black Sabbath se reúne para lançar o álbum ao vivo "Reunion". Nesse ano o Sabbath foi o headliner do Ozzfest.Em 2001, mais um álbum de estúdio, o apenas regular "Down To Earth".Nesse mesmo ano, é lançado o programa The Osbournes, uma espécie de reality-show da família Osbourne, apresentado pela MTV. Ozzy recebeu cerca de 20 milhões de dólares por temporada do programa.


Nessa ocasião, Ozzy entra numa briga judicial com o baixista Bob Daisley e o baterista Lee Kerslake devido a direitos autorais dos 2 primeiros álbuns. Em vista disso, Ozzy remasteriza "Blizzard Of Ozz" e "Diary Of a Madman", regravando bateria e baixo dos 2 álbuns com Mike Bordin e Robert Trujillo, respectivamente. Uma sacanagem!Em 2002, mais um cd ao vivo, "Live At Budokan", lançado também em DVD.Em 2004, Ozzy sofreu um grave acidente enquanto brincava com um triciclo em sua mansão, fraturando algumas vértebras e chegando a ficar entre a vida e a morte. Muitos chegaram a dizer que, caso sobrevivesse, Ozzy não voltaria a cantar ou mesmo que ficaria tetraplégico.Porém, contrariando a todos, em 2005, o "Madman", como Ozzy é costumeiramente chamado, retorna com um álbum só de releituras de antigos clássicos do rock, "Under Cover". Apesar de versões de Beatles, Rolling Stones, Cream, King Crimson, Mountain e participações de Leslie West, Joe Bonamassa e Ian Hunter, entre outros, o disco não chega a empolgar. Quem toca guitarra é Jerry Cantrell do Alice In Chains.Recentemente, com a colaboração de Zakk Wylde nas guitarras, Ozzy lançou seu novo álbum de estúdio, "Black Rain".

Um comentário:

Anônimo disse...

KRAIO KRA FALTOU O ALBUM SCREAM DO OZZY Q VEIO DEPOIS DE BLACK RAIN