segunda-feira, 23 de março de 2009

Free - Discografia.

FREE


BIOGRAFIA.
Free foi uma banda de rock inglesa, formada em Londres no final da década de 60, mais precisamente em 1968, integrada pelo guitarrista Paul Kossoff; pelo vocalista Paul Rodgers; pelo baterista Simon Kirke; e, pelo baixista, de apenas 16 anos, Andy Fraser, oriundo do John Mayall’s Bluesbreakers. Seu som tem raízes fincadas no mais puro Blues/Rock britânico típico do final da década de 60. Apesar dos três bons discos de estréia, Tons of Sobs (1968), Free (1969) e Highway (1970), foi com o quarto álbum, Fire & Water (1970), que conseguiram o sucesso, emplacando várias canções na parada britânica. Nessa mesma época fizeram apresentação fantástica no Festival da Ilha Wight. A superexposição levou o grupo à dissolução em 1971. Após algumas tentativas de seguirem outros projetos, seus integrantes originais retornaram com a formação original e lançaram o álbum Free at Last (1972), para, logo em seguida, separarem-se definitivamente em 1973. A banda é uma legítima representante do blues-rock inglês do início dos anos 70.
Apos a dissolução da banda, o vocalista Paul Rodgers formou o Bad Company, tendo uma carreira de muito sucesso. O venerado guitarrista de blues-rock Paul Kossoff morreu de um ataque cardíaco devido a abuso de drogas aos 25 anos, em 1976. Paul Rodgers também formou outras bandas (”The Firm” e “The Law”), e em 2004 juntou-se aos remanescentes da banda Queen.
Paul Kossoff e Simon Kirke tornaram-se amigos na banda de R&B Black Cat Bones. Paul Kossoff viu Paul Rodgers cantando com a banda Brown Sugar no clube de R&B “Fickle Picle” em Londres e ficou impressionado, pedindo para tocar junto no palco. Mais tarde, junto com Simon Kirke e Andy Fraser, eles formariam o Free.
Free é considerada uma das bandas mais marcantes do movimento do blues britânico do final dos anos 60, com o lançamento do disco Tons of Sobs em 1969, mas esse e o único que pode ser considerado estritamente blues-rock. O próximo álbum, Free, lançado em 69, mostra uma grande mudança no perfil da banda, passando para o lado do hard-rock. A voz de Paul Rodgers tem grande impacto, e muitos críticos passam a referir-se a ele como “A Voz”.
O álbum seguinte, Highway, apesar de excelente, não vende bem, o que foi atributo ao menos em parte a escolha infeliz da capa, que não parecia ter o nome da banda escrito em lugar algum, somente olhando muito atentamente podia-se descobrir que os rostos dos integrantes da banda eram construídos com as letras “F”, “R”, “E”, “E”. Um critico musical da época teria ate dito a seguinte frase: “Boa banda essa ‘Highway’, eles soam igualzinho o Free”.
Diferentemente dos três primeiros discos, Fire and Water, lançado em 1970, é um grande sucesso na Inglaterra e Estados Unidos, largamente devido ao hit “All Right Now”.
Em Abril de 1971, devido a diferenças entre o vocalista Paul Rodgers e o baixista Andy Fraser, os problemas com as drogas do guitarrista Paul Kossoff e vendas inconsistentes dos discos, a banda desintegrou-se. Isso levou o estúdio a lançar o álbum ao vivo Free Live!. No inicio de 1972, a banda deixou as diferenças de lado e reformou-se em um esforço para salvar Kossoff do seu crescente problema com drogas, e em junho do mesmo ano lançaram Free at Last.
Mas nada estava bem com a banda. O baixista Andy Fraser deixou a banda em meados de 1972 devido a incapacidade de Kossoff atuar no palco. A banda então recrutou o baixista japonês Tetsu Yamauchi e o tecladista John “Rabbit” Bundrick, que já tinha tocado com Kossoff e Kirke quando da primeira ruptura do Free. Eles então gravaram o ultimo disco do Free, Heartbreaker. Free desmantelou-se definitivamente em 1973; Paul Rodgers e Simon Kirke formaram Bad Company no mesmo ano. Andy Fraser formou a banda “Sharks” e “Andy Fraser Band”, e Paul Kossoff formou a banda “Back Street Crawler”.
Com Paul Kossoff em melhor estado de saude em 1975, Paul Rodgers e Simon Kirke convidaram-no a participar em duas apresentações da banda Bad Company, e uma turnê britânica foi programada para começar em 1976, com os Back Street Crawlers e Bad Company, para apoiar o segundo disco da banda de Kossoff. Porem, mais uma vez as drogas voltaram a afetar a saúde do guitarrista. Paul Kossoff acabou morrendo aos 25 anos de idade em um vôo de Los Angeles para Nova Iorque em 19 de marco de 1976, por problemas de saúde decorrentes do abuso de drogas.
Desde 2005, Paul Rodgers tem tocado em conjunto com os remanescentes da banda Queen (Brian May e Roger Taylor), que perdeu seu vocalista Freddie Mercury em 1991. Foi dito desde o principio, inclusive no website do próprio Brian May, que Paul Rodgers iria tocar “com” o Queen, não substituindo Freddie Mercury. Nos shows, são executadas musicas do Free e Bad Company, alem das musicas tradicionais do Queen. Brian May declarou recentemente que Paul Rodgers esta trabalhando com o Queen no preparo de um novo álbum.

Álbuns.
Tons Of Sobs (1968)
Free (1969)
Highway (1969)
Download.

At The Isle Of Wight (1970)
Download.

Fire And Water (1970)
Download.

Free Live (1971)
Download parte 1.
Download parte 2.

Kossoff, Kirke, Tetsu and Rabbit (1971)
Download.

Free At Last (1972)
Download.

Heartbreaker (1973)
Download.

The Free Story (1974)
Download parte 2.

All Right Now, The Best Of Free (1991)