sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

The Gods - o começo do genial Ken Hensley

Mais uma raridade. Mais uma banda dos anos 60 com sua psicodelia e um som que alguns chamam de "proto-progressivo".


Neste grupo passaram algumas estrelas do rock, tais como : Greg Lake (King Crimson, ELP), Mick Taylor (Bluesbrakers, Rolling Stones), John Glascock (Jetho Tull) e Ken Hensley (Uriah Heep, Blackfoot). Estes 3 ultimos juntos com Brian Glascock fundaram The Gods e devido ao nome, cada músico assumiu um pseudonimo de deuses: Thor, Hermes, Olympus e Mars.


Em 1967, lançam um compacto com as músicas "Come On Down To My Boat baby" e "Garage Man" . Não conseguiram muita coisa e depois disto Mick Taylor e os Irmãos Glascock deixam o grupo. Somam-se a Ken Hensley o guitarrista Joe Konas, o baixista Paul Newton e o baterista Lee Kerslake.


Newton abandonaria o grupo rapidamente e em seu lugar entra Greg Lake, que também duraria muito pouco e em seu lugar volta John Glascock para gravar o album de estréia "Genesis" (1968), um disco pop psicodelico e hard rock muito apreciado pelos amantes do gênero e que também são fãs do Vanilla Fudge e Beatles. Na reedição de 1994 este album teve 3 bonus-tracks, entre elas está a versão de Hey Bulldog que havia sido lançada em compacto.


Download

Seu segundo disco foi o conceitual "To Samuel a son" (1969), outro trabalho recomendável com o som psico-progressivo dominado pelos teclados de Ken Hensley.